Em um ambiente educacional, cada faixa etária possui características e necessidades únicas. Na Minha Escola, temos o privilégio de atender a uma variedade de grupos com diferentes idades, desde bebês até alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Cada turma possui suas particularidades e as diferenças nas idades impactam o desenvolvimento sociocultural e infantil.
Uma particularidade que se destaca é a data de corte, que consiste em colocar a criança na sala de aula adequada, conforme sua idade. Mas existem alguns pontos que precisam da nossa atenção:
Vamos explorar as diferenças de cada estágio, entendendo como as idades moldam a jornada educacional? Boa leitura!
Berçário: o começo da jornada
No berçário, cuidamos de crianças com idades variando de três meses a 11 meses. Essa turminha é fundamental para o desenvolvimento inicial. Aqui, ensinamos desde habilidades básicas, como amamentação e introdução alimentar, até a coordenação motora, percepção visual e auditiva. A estimulação psicomotora é uma parte vital dessa fase, englobando desde movimentos amplos até habilidades de rolamento, engatinhar e sentar.
Turma do B2: estimulando a comunicação e a coordenação
A turma do B2 abrange crianças de 1 ano até 1 ano e onze meses. Nesse estágio, focamos na comunicação e na coordenação. As crianças são expostas a um ambiente de rodízio, o que lhes oferece várias experiências estimulantes. Além disso, a parte corporal é trabalhada, enfatizando a psicomotricidade. O objetivo é encorajar a interação e a comunicação entre os pequenos, mesmo que eles ainda não tenham adquirido a fala completamente.
Maternal I: autonomia e desfralde
Na turma do maternal um, com idades de 2 anos até 2 anos e 11 meses, o foco muda para a autonomia. Aqui, iniciamos o processo de desfralde, respeitando o ritmo de cada criança. Além disso, incentivamos a independência ao ensiná-los a se alimentar sozinhos e a realizar tarefas básicas, como calçar sapatos e calçar meias. As atividades se expandem para a coordenação de cores, formas e números, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.
Maternal II: explorando o mundo
A turma do maternal dois engloba crianças de 3 anos até 3 anos e 11 meses. Nessa fase, as crianças já têm um vocabulário mais amplo e uma melhor coordenação motora. Além de trabalhar a autonomia, também incentivamos a interação social e a compreensão do “eu” em relação aos outros. O foco é expandir o conhecimento, introduzindo o alfabeto e números mais altos, ao mesmo tempo, em que mantemos atividades criativas e de contar histórias.
Pré I: imaginação e preparação para a leitura
Nessa turminha, que abrange crianças de 4 anos até 4 e 11 meses, testemunhamos uma explosão de imaginação. As crianças estão preparadas para a leitura, e introduzimos a letra cursiva. Também incentivamos a interação entre eles, ensinando compartilhamento e empatia. Nessa fase, a curiosidade é alta, e buscamos ensinar não apenas o currículo, mas também a explorar tópicos que despertem o interesse das crianças.
Pré II: desenvolvimento completo da personalidade
Já esse grupo é composto por crianças de 5 anos até 5 anos e 11 meses, marca um período de desenvolvimento completo da personalidade. As crianças estão altamente interativas, familiarizadas com diversas brincadeiras e capazes de criar regras próprias. Elas começam a formar opiniões e a se expressar sobre diferentes assuntos, o que enriquece a experiência educacional. A leitura espontânea começa a florescer, e as atividades se estendem à interpretação e à experimentação.
Primeiro Ano do Fundamental: adentrando novos horizontes
No primeiro ano do ensino fundamental, há uma mudança significativa na abordagem. As crianças que já possuem uma base sólida enfrentam um currículo mais estruturado, que inclui leitura, interpretação, matemática e até mesmo educação financeira. A interação entre os alunos permanece essencial, mas agora ocorre em uma sala única. O desenvolvimento motor, a escrita e a comunicação se aprimoram, preparando-os para os desafios do ensino fundamental.
Nutrindo sonhos e possibilidades
À medida que mergulhamos nas diferentes fases do desenvolvimento infantil na Minha Escola, não podemos deixar de sentir uma profunda admiração por cada criança que passa por nossas salas de aula. Cada sorriso, cada passo incerto e cada olhar curioso são lembretes poderosos do potencial infinito que reside em cada uma delas. A jornada de descoberta, crescimento e aprendizado é um privilégio que abraçamos com todo o nosso coração. E, ao vermos essas crianças florescerem, sentimos uma mistura de alegria, gratidão e esperança pelo futuro. Aqui na Minha Escola, não apenas educamos, mas também nutrimos sonhos e possibilidades, moldando não apenas o presente, mas também o amanhã.
Que você, leitor, possa se inspirar por essa jornada de desenvolvimento e se juntar a nós na missão de criar um mundo mais brilhante para as crianças que tocam nossas vidas. Juntos, abrimos caminhos para o crescimento e para a construção de um futuro cheio de promessas e realizações.
____________________________________________________
Se você está em busca de uma opção confiável para cuidar do seu filho em idade pré-escolar, a Minha Escola pode ser uma excelente escolha. A
Educação Infantil de qualidade é o ponto de partida para um futuro melhor.
Ajude a construir o futuro do seu pequeno.
Agende uma visita e conheça a Minha Escola.
Estamos localizados na Rua Delfina, 11, Tijuca — RJ
Fale conosco via WhatsApp (21) 99727-1039 ou por telefone (21) 3176–2476.